CERTIFICAÇÃO EDUCADOR MAKER

Com o intuito de compartilhar as práticas de sucesso e as metodologias adotadas e desenvolvidas em seus 7 anos de atuação, dando protagonismo por meio do fazer à seus alunos e professores, o Thomas Maker concebeu a Certificação de Educador Maker: CEM.

MAS O QUE É A CERTIFICAÇÃO MAKER?

MAS O QUE É A CERTIFICAÇÃO MAKER?

A CEM é uma formação para EDUCADORES maker (nível 1), e não uma formação maker. Apesar do movimento do fazer (maker movement) ter nascido sim do do-it-yourself (DIY) craft, sua abordagem vem sendo adotada cada vez mais em ambientes de aprendizagem diversos, inclusive nas escolas. É nesse contexto que entra a aprendizagem centrada no fazer (maker-centered learning – MCL), abordagem que o Thomas Maker explora durante a jornada da CEM. O MCL é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem por meio da qual, por exemplo, as competências gerais propostas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser amplamente desenvolvidas e potencializadas com o uso da investigação e do fazer protagonista. Aliás, se você der uma olhada na lista dessas competências verá que estão estreitamente alinhadas com o movimento do fazer. Leia aqui a visão do Thomas Maker sobre as 10 Competências Gerais da BNCC.

Project Zero, da Escola de Graduação em Educação de Harvard, mostra em seu estudo inclusive que a aprendizagem centrada no fazer tem mais a ver com a capacidade de pensar como um maker do que com habilidades específicas de um fazedor (saber sobre circuitos ou Arduino, por exemplo). Em seu livro “Maker-Centered Learning: Empowering Young People to Shape Their Worlds“, os pesquisadores detalham esse estudo e mostram que se um professor souber conduzir seus alunos para alcançar essas capacidades (olhar atentamente os objetos/sistemas, explorar sua complexidade e identificar oportunidades de criação e inovação) eles alcançarão o que chamam de “empoderamento maker”. Esse empoderamento, se bem desenvolvido, levará nossos alunos a adquirir qualquer habilidade maker que eles queiram ou precisem para seus projetos, alcançando aí o papel de protagonistas em seu aprendizado.

Nesse sentido, a Certificação Educador Maker foi criada para explorar essa abordagem metodológica nessas 40h [aproximadas], ampliando o repertório de práticas pedagógicas de educadores que reconhecem o grande impacto da aprendizagem maker na vida dos alunos, tanto dentro como fora da escola.

O objetivo da CEM não é desenvolver habilidades maker específicas, mas sim oferecer uma experiência diferenciada de aprendizagem para educadores. Experiência essa desenvolvida pela equipe do Thomas Maker, que desenha trilhas de aprendizagem com essa abordagem pedagógica, desde 2015. Nossa equipe multidisciplinar é composta por professores, designers, artistas e fazedores versados no desenvolvimento e facilitação de experiências de aprendizagem centradas no fazer.

Como a pandemia de 2020 nos obrigou a manter distanciamento social, o Thomas Maker trouxe com sucesso para o ambiente online toda a bagagem teórica e a magia das experiências mão-na-massa da Certificação.

Em 2021 repetiremos o modelo 100% online da Certificação Maker, onde os educadores selecionados vão embarcar em uma imersão virtual (síncrona e assíncrona) que irá habilitá-los a criar trilhas maker de aprendizagens com propósito. Ao receberem a certificação esperamos que os educadores possam:

Conheça os outros cursos do Thomas Maker