Maker Box, a caixa que transforma!

Torne o processo de aprendizagem dos seus alunos mais prático e divertido com a Maker Box.

Conheça o recurso educacional gratuito que vai trazer aprendizagem prática, interdisciplinaridade e muita diversão para as suas aulas através da educação maker.

QUERO FAZER O DOWNLOAD GRATUITO

QUER ACESSAR O MATERIAL DISPONÍVEL?

QUERO FAZER O DOWNLOAD GRATUITO

O QUE É EDUCAÇÃO MAKER?

A educação maker é a junção da educação formal com a prática do fazer com as próprias mãos. Nela a aprendizagem acontece através da colaboração e do empoderamento dos próprios alunos, que passam a ser os responsáveis pelo próprio aprendizado através de suas experiências e de sua criatividade.

Quer acessar o material disponível?

QUERO FAZER O DOWNLOAD GRATUITO!

O que é a Maker Box?

A Maker Box é uma caixa com atividades para crianças e adolescentes, que estimula o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Ela será distribuída gratuitamente para as escolas públicas parceiras dos BNCs e traz objetos manipuláveis que podem ser utilizados e reutilizados em muitos contextos diferentes, fomentando a criatividade livre das crianças, sem manuais de montagem. A caixa contempla material didático gratuito, físico e digital, desenvolvido por especialistas em inovação educacional para apoiar o professor e estimular a cultura do fazer, tudo de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 

VOCÊ pode começar essa transformação AGORA.  

Sabemos que ensinar é tarefa para os fortes!! Leva tempo, esforço e um compromisso infinito com a reinvenção. O tempo do professor é precioso e nem sempre conseguimos sentar na frente de um computador para encontrar tarefas incríveis para todas as aulas. É assim que podemos ajudá-lo. Criar, conversar e aprender juntos é o que nos faz humanos. Compartilhamos com vocês a Maker Box - fruto da colaboração entre educadores, bibliotecários, especialistas e makers de 11 regiões do Brasil. A Maker Box está disponível para te ajudar a se expressar, utilizar a BNCC, ensinar a resolução de problemas ou simplesmente facilitar a sua vida.

Educação Criativa e Experiencial

Educação Criativa e Experiencial

Quando pensamos na Maker Box, nossa maior preocupação foi criar um recurso que encantasse professores e alunos e promovesse engajamento e aprendizado experiencial. Não esquecemos também de trazer recursos para o professor, tornando suas aulas mais atrativas e criativas.

O conceito que utilizamos para criar os itens da Maker Box foi o de Good Toy (inspirado no Livro O Design da Infância por Alexandra Lange). A ideia é oferecer materiais que possam ser montados e desmontados diversas vezes, seguindo os princípios de exploração livre (free play). O uso da imaginação leva a criação de diferentes resultados, utilizando as mesmas peças. Partimos de uma pergunta: o que educadores e pesquisadores da educação progressiva (como Froebel, Montessori ou Dewey) criariam se tivessem ao seu dispor um Makerspace?

O que a Maker Box promove? Encoraja a imaginação, estimula a mente e promove brincadeiras livres e construtivas. Os materiais são como uma tela em branco com a qual as crianças aprendem a explorar.

O que tem na Maker Box? Conectores diversos, moldes de papelão, materiais elétricos como luzes de LED e motores especialmente projetados para facilitar a brincadeira e exploração.

Como usar os materiais da Maker Box na minha turma? 10 planos de aula STEAM com foco em educação ambiental acompanham a sua Maker Box. Neles, você também encontra dicas sobre como usar materiais alternativos que você tenha ao seu redor.

Inspirados pelo educador Friedrich Froebel (1782-1852), imaginamos 5 temas para compor a Maker Box:

PLANOS DE AULA: Ensino Fundamental

Os 10 planos de aula STEAM para os Anos Iniciais da Educação Fundamental, com foco na EDUCAÇÃO AMBIENTAL, acompanham a sua Maker Box. Mas o que é STEAM? STEAM é um movimento educacional que se propõe a usar conhecimentos das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática como pontos de acesso para incentivar a criatividade, expressão sociocultural, investigação, diálogo e pensamento crítico.

PLANOS DE AULA: Ensino Médio

Os 10 planos de aula STEAM para o Ensino Médio, com foco na EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EMPREENDEDORISMO e LETRAMENTO DIGITAL acompanham a sua Maker Box. Mas o que é STEAM? STEAM é um movimento educacional que se propõe a usar conhecimentos das áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática como pontos de acesso para incentivar a criatividade, expressão sociocultural, investigação, diálogo e pensamento crítico.

Maker Box

Para quem é esse material:

Esse material é para educadores do ensino fundamental ou médio que querem gerar um aprendizado prático, tornar suas aulas mais divertidas, colocar seus alunos como agentes ativos do seu processo de aprendizagem, trabalhar a interdisciplinaridade, enquanto economizam tempo, te ajudam a se expressar, utilizar a BNCC, ensinar a resolução de problemas ou simplesmente facilitar a sua vida.

Conheça todos os materiais educacionais que a Thomas Maker desenvolveu especialmente para você:

O Thomas Maker

O movimento maker (maker movement) marca a era do aprendizado colaborativo, do estímulo à criatividade e à experimentação, e resgata o conceito do "aprender fazendo", promovendo a aquisição de habilidades essenciais para que nossos jovens tenham sucesso no século 21.

Com este propósito em mente, a Casa Thomas Jefferson em parceria com o Departamento de Estado dos EUA e a rede de Museus Smithsonian Institution iniciou o movimento Thomas Maker em 2014, oficializado com a inauguração do nosso Makerspace em 2016. Ele foi pensado como um ambiente de aprendizado vibrante, inclusivo, aberto à comunidade, que conecta e transforma vidas por meio de experiências singulares. Desde então, o Thomas Maker se tornou referência em ensino Maker no Distrito Federal e no Brasil.

E, aí? Vamos tornar o processo de aprendizagem dos seus alunos mais prático e divertido com a Maker Box.

A caixa que transforma!QUERO FAZER O DOWNLOAD GRATUITO