Sobre a Tech Assistiva

O Makeathon de Tecnologia Assistiva é um programa promovido pela CTJ, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O principal objetivo do programa é promover ações de impacto educacional e social nas escolas públicas de sua comunidade. Com 4 edições, o programa trabalha com estudantes de escolas públicas e permite que alunos videntes, juntamente com alunos com deficiência visual, busquem soluções para desafios reais que tenham um impacto positivo em sua comunidade escolar.

Sobre a Tech Assistiva
FINALISTA PARA O PRÊMIO GESS EDUCATION 2023

FINALISTA PARA O PRÊMIO GESS EDUCATION 2023

Brasília - A CASA THOMAS JEFFERSON [CTJ], centro binacional Brasil-Estados Unidos sediado em Brasília, tem o prazer de anunciar que seu MAKEATHON DE TECNOLOGIA ASSISTIVA [um programa social já em sua 4ª edição] foi selecionado como finalista para o prestigioso prêmio internacional, o GESS Education Awards 2023, na categoria "Melhor Iniciativa para Promover a Inclusão". Essa conquista notável reflete o compromisso da Thomas em fomentar a inclusão e acessibilidade no contexto educacional.

O GESS Education Award

COMO FUNCIONA?
COMO FUNCIONA?

No Makeathon de Tecnologia Assistiva, alunos colaboram uns com os outros e participam de todas as etapas de um processo de design thinking para idear tais soluções. Os encontros acontecem no espaço de maker da CTJ e são facilitados pela equipe do Thomas Maker, professores, educadores e especialistas locais em prototipagem manual e digital.

Veja o vídeo e conheça mais sobre o projeto!

Os estudantes são convidados a participar de 4 sessões de 3 horas, seguindo um caminho de aprendizado que estimula a colaboração, experimentação e empatia entre eles. No final da jornada, os estudantes apresentam as soluções assistivas que produziram. Todas as tecnologias e recursos criados são doados para a escola participante, e desde a edição de 2022, os tutoriais, modelos e arquivos do projeto também são compartilhados gratuitamente em uma biblioteca digital aberta.