IA, Sustentabilidade e a Espiral da Aprendizagem Criativa

IA, Sustentabilidade e a Espiral da Aprendizagem Criativa

Como usar perguntas provocadoras e práticas mão na massa para refletir sobre os impactos da Inteligência Artificial no planeta.


Estávamos estudando como a Unesco Brasil está ressignificando os marcos para as realidades brasileiras. Ao ler as práticas aplicadas compartilhadas abertamente - um susto.

Pouco material disponibilizado sobre sustentabilidade e IA - algo que nos move imensamente.


Decidimos começar a compartilhar idéias simples - com diferentes abordagens - [para trazer o debate para o encantamento do mão na massa].

Hoje focamos em como a espiral da Aprendizagem criativa pode nos ajudar a perceber um elefante na sala - quem paga a conta das emissões de IA no planeta?


Use a Espiral da Aprendizagem Criativa para estruturar, expandir e aprofundar a proposta.


☁️ IMAGINE

O que nos move?
Que injustiças a IA pode reforçar? Que mundo queremos representar?

Comece com perguntas provocadoras e desconfortáveis:

  • “E se os dados reforçassem desigualdades sem que ninguém percebesse?”
    Incentive os estudantes a imaginar futuros onde os algoritmos sejam justos, diversos e conscientes.


✨ CRIE

Que formatos nos ajudam a contar essa história?

Com base nas provocações, os alunos geram imagens com IA, pesquisam representações em buscadores, comparam resultados e criam novos imaginários visuais.
Podem criar:

  • Exposições comparativas

  • Cartazes-manifesto

  • Vídeos com narrativas visuais

  • Personagens reimaginados
    Tudo com auto regulação ética e pensamento crítico.


🎲 BRINQUE

Explore! Teste! Ouse!

Brinque com os prompts, traduções, estilos, formatos.
Use a IA para testar o absurdo e o possível:

  • “Um presidente indígena em 2050”

  • “Uma cientista negra nos anos 1800”

Aqui vale exagerar — o exagero revela o viés. A brincadeira revela o buraco. O lúdico escancara o estrutural.


💬 COMPARTILHE

Quem precisa ver isso?

Leve os produtos para além da sala: faça uma exposição, compartilhe com outras turmas, crie um mural digital, publique no Instagram da escola. O importante é provocar o mundo também.
Transformar o incômodo em fala pública é um ato político e criativo.


🔁 REFLITA

  • O que aprendemos? Que perguntas novas surgiram?

Feche com uma roda potente:

  • O que vimos que não queríamos ver?

  • O que ficou invisível?

  • O que seria justo?

  • O que a IA precisa aprender com a gente?

Essa etapa liga de novo à “imaginação”, porque a luta contra o consumo desenfreado de IA exige ciclos contínuos de consciência e criação.

Sarah - Maker, 11/Set/2025