IA na sala de aula: os riscos invisíveis e o poder de educar com consciência

IA na sala de aula: os riscos invisíveis e o poder de educar com consciência

Confira nosso novo recurso para te ajudar a entender melhor essa nova ferramenta!

Hoje, os riscos envolvidos na produção de recursos didáticos com o uso de Inteligência Artificial são enormes — e ainda pouco discutidos fora dos círculos especializados. Como pais, mães, avós, educadores e cidadãs e cidadãos de uma sociedade em constante transformação, precisamos estar prontos para compreender não apenas como usar a IA, mas também o que estamos gerando com ela.

Por isso, disponibilizamos a edição especial de IA das Cartas “Desafios IA – Educação Midiática”, uma iniciativa desenvolvida pelo EducaMídia e Casa Thomas Jefferson. Este material é um convite à experimentação prática com ferramentas de IA generativa, mas, acima de tudo, é um convite ao pensamento crítico.

 

Cada carta propõe atividades rápidas — “petiscos de 15 minutos” — para educadores que querem:

  • Trabalhar COM IA, elaborando materiais didáticos mais sensíveis ao contexto e à diversidade dos alunos;

  • Ensinar SOBRE IA, explorando conceitos como personalização algorítmica, vieses e integridade da informação;

  • Promover o uso responsável da IA, discutindo privacidade, ética e a confiabilidade das plataformas digitais.

Esses experimentos nos ajudam a refletir sobre questões urgentes: Como garantir que a IA não reproduza estereótipos ou preconceitos? Como preparar nossos estudantes para identificar deep fakes? Como criar diretrizes éticas para o uso de imagens sintéticas? Como transformar o uso da IA em um exercício de cidadania digital?

 

As cartas estão disponíveis gratuitamente em: bit.ly/desafiosIAdeck 

 

Estamos diante de uma tecnologia poderosa — e justamente por isso, perigosa se usada sem consciência. Ensinar e aprender com IA é possível, sim. Mas só fará sentido se o fizermos com ética, empatia e um olhar atento para as implicações sociais.

Sarah - Maker, 23/Mai/2025