No dia 28/01, tivemos uma experiência intensa e conectada na Gemini Academy, conduzida por Carla Arena. A proposta da sessão foi explorar como podemos utilizar a inteligência artificial para apoiar a prática pedagógica, sem perder de vista nossa criatividade e criticidade humanas.
Além de conhecer mais sobre o Gemini, tivemos momentos de experimentação, ajustando e refinando prompts para entender como podemos maximizar o uso da IA em sala de aula. O grande aprendizado foi que a inteligência artificial não substitui o professor, mas pode ser uma ferramenta valiosa para personalizar a aprendizagem e otimizar o tempo do educador.
Queremos acompanhar de perto tudo o que essa nova tecnologia está trazendo para o mundo, especialmente para a educação, para que possamos usá-la com responsabilidade e criatividade.
No dia 29/01, seguimos a discussão com a convidada Mariana Ochs, que trouxe um olhar crítico e necessário sobre educação midiática e inteligência artificial. Em sua fala, refletimos sobre os desafios éticos que permeiam o uso da IA, como vieses embutidos nos algoritmos, desinformação e o impacto da tecnologia na sociedade.
A educação midiática vai além do domínio técnico. Discutimos como formar cidadãos que saibam ler, interpretar e participar ativamente do ambiente digital, desenvolvendo um olhar questionador sobre as informações que recebem e compartilham.
Sabemos que esta não é uma discussão que se encerra aqui, mas o início de uma longa conversa
e prática que queremos levar para a sala de aula e para o nosso dia a dia. Se você tem referências, experiências
ou ideias sobre o tema, compartilhe com a gente. Vamos continuar aprendendo juntos.
Sarah - Maker, 31/Jan/2025