Artes Visuais e Habilidades Socioemocionais - Deu Match!

Artes Visuais e Habilidades Socioemocionais - Deu Match!

Praticando o Diálogo Empático: Reflexões sobre Conflitos e Conexões através da Arte.

Focar em atividades que abertamente trabalham as habilidades socioemocionais nunca foi tão necessário. Para ajudar minha turma em 2020 durante a pandemia, mergulhei em cursos, palestras, livros e pesquisa sobre como transformar a teoria em prática para navegar com meus alunos e alunas por um mundo bastante desafiador, o das emoções. Encontrei na minha busca um artigo muito interessante intitulado  The 5 Competencies of SEL and Norman Rockwell. O post resume as competências socioemocionais, segundo a CASEL (uma rede multidisciplinar de pesquisadores, educadores, profissionais e defensores da criança), e as combina com o trabalho do artista Americano Norman Rockwell. A autora descreve belamente o motivo pelo qual as obras escolhidas  combinam bem com a respectiva competência e elenca questões de discussão apropriadas ao tema que a obra de arte aborda. Descrevo abaixo como usei uma das atividades sugeridas com o meu grupo.

Para trabalhar a Competência SEL nº 4: Habilidades de relacionamento (segundo CASEL), quando os alunos chegaram na sala, projetei a imagem da obra de arte Oh Yeah! do artista Americano Norman Rockwell,  dividi minha turma em pares, fiz duas perguntas provocadoras e pedi que conversassem entre si:

  • O que está acontecendo nesta imagem?
  • O que faz vocês dizerem isso?

Essas duas perguntas são, na verdade, a Rotina de Pensamento “O Que te Faz Dizer Isso?” – um protocolo pedagógico simples que pode ser usado para estimular os estudantes a descrever o que observam e construir explicações promovendo o raciocínio baseado em evidências. Quando pedi que voluntários compartilhassem, pude perceber que esta rotina aliada à obra de arte nos trouxe a possibilidade de discutir e perceber múltiplas perspectivas. Logo em seguida, projetei mais perguntas para que conversassem uns com os outros, dando oportunidade para perceberem mais detalhes e apoiarem suas interpretações com mais evidências observáveis.

  • O que acha que eles estão falando? O que te faz dizer isso?
  • Eles estão no mesmo time ou competindo entre si?
  • O que a linguagem corporal/expressões faciais de cada pessoa transmitem?
  • Como eles podem ter chegado a esse ponto?
  • Você já experimentou algo assim?
  • O que pode ser feito para resolver isso? O que acontecerá se esse comportamento continuar?

Acredito que a obra de arte escolhida pela autora do post funcionou pois ela retrata um grupo de crianças discutindo sobre um resultado de uma partida de basquete. Os estudantes puderam supor que todos os membros têm um objetivo comum ou desejam o mesmo resultado, mas divergem em opiniões sobre como alcançá-lo. A imagem evidencia um momento de desentendimento por causa de sua linguagem corporal e expressões faciais. Fechamos a atividade conversando sobre como a comunicação eficaz envolve tanto a intenção quanto a cooperação, a importância de negociar o conflito sem causar danos e buscar/oferecer ajuda e da comunicação não verbal através dos nossos gestos e posturas. A apreciação de obras de artes em si já abre oportunidades importantes. Aliadas a Rotinas de Pensamento, pode se transformar em uma poderosa ferramenta para promover acolhimento, escuta e nos ajudar a navegar com nossos estudantes pelas emoções que um mundo incerto e, muitas vezes, desafiador pode provocar.

clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Norman Rockwell)

Sarah - Maker, 28/Out/2024