Uma característica forte do aprendizado baseado no fazer (maker-centered learning – MCL) é o processo de descoberta. Pode-se tentar descobrir maneiras diferentes de criar uma rampa, como fazer uma máquina-do-nada fenomenal ou uma animação digital usando blocos de código. Pode-se também descobrir como desmontar algo, criar pontes para testar forças usando material que tem em casa mesmo. Atividades Maker podem envolver um ciclo de prototipagem interação ou simplesmente achar as instruções perfeitas e a seguir passo-a-passo. O que todas as formas de fazer têm em comum é que todas envolvem fazer escolhas, descobrir as melhores soluções, fazer perguntas (muitas perguntas!), documentar e muitas vezes e se divertir muito no processo. Uma abordagem que muitos educadores maker adoram é chamada de “Tinkering”. Sem tradução exata para o português, oficinas que seguem esta narrativa estimulam a exploração de fenômenos, ferramentas e materiais e incentivam o olhar cuidadoso e profundo.
Um dos espaços de tinkering mais coloridos e divertidos do mundo, o Tinkering Studio, oferece a seus visitantes oportunidades de explorar as exposições, conversar com os artistas, investigar fenômenos e participar de atividades colaborativas. Durante a pandemia, o Tinkering Studio organizou a página Tinkering at Home. Experimente esta coleção de atividades para aprender em casa, usando materiais e ferramentas acessíveis para explorar e criar. Convide seus filhos e alunos a explorar fenômenos do cotidiano de maneiras surpreendentes e compartilhe suas criações com outros exploradores de mídias sociais usando #TinkeringatHome e as hashtags. Tinkering é uma abordagem ativa e prática para aprender sobre o mundo. Enquanto as crianças brincam, aprendem a pensar sobre quais são as partes e os propósitos dos objetos e sistemas ao seu redor.
Exploratorium for Storytime Science é um livro de histórias lido em voz alta, seguido de uma atividade relacionada simples, para crianças pequenas celebrarem a imaginação! Olhar atentamente para objetos e sistemas oferece às crianças oportunidades de ver coisas que não haviam notado antes, novas formas de pensar e resolver problemas.
As atividades do Science Snacks são perfeitas para convidar seus filhos e alunos a olharem de perto aciência por de trás de tudo que está a nossa volta e como ela nos afeta. São atividades práticas testadas por educadores do Exploratorium e que provocam a exploração de fenômenos naturais, permitindo trazê-los para a sala de aula e para casa. Cada atividade usa materiais baratos e facilmente disponíveis, oferecendo instruções detalhadas e imagens, discorrendo de maneira clara o que está acontecendo, podendo ser adaptadas a uma amplamente a qualquer curriculum. Aqui pais e professores podem encontrar suporte científico para aprendizados diversos, quer seja no contexto presencial ou remoto. Tente usar uma abordagem de aprendizagem que estimule os alunos a fazer perguntas e desenhar e testar hipóteses, tirando proveito da curiosidade inerente ao jovem e maximizando o aprendizado.
5. Visite as exibiçōes virtuais do Exploratorium e se inspire para criar suas próprias experiências para seu momento em família ou sala de aula remota.
Sarah - Maker, 18/Out/2024