Para nos ajudar a refletir sobre nossas oficinas, programas e atividades, e para termos um norte em relação aos pontos que poderíamos focar para melhorar nossa prática docente, criamos o que carinhosamente chamamos de Equalizador da Inteligência Maker. Desenvolvido pela equipe do Thomas Maker para que líderes, gestores, professores e outras pessoas possam facilitar experiências de aprendizagem significativas e ativas com o foco em MCL, o Equalizador trabalha com a abordagem de “sintomas” (Symptoms Approach), desenvolvida pelo Project Zero para delinear características presentes em ambientes e aprendizagem maker. Assim como um equalizador musical, não é necessário que todos os dez sintomas sejam “sintonizados” em seu extremo máximo, para que uma atividade seja considerada maker, pois existem diferentes tipos de atividades e a ideia não é excluir prática alguma. O equalizador aponta então um rumo, quanto mais sintomas presentes, mais elaborada e e dentro do escopo maker será a experiência. Trata-se de uma estratégia de autoavaliação que ajuda a tornar mais visível e metacognitiva a aprendizagem.
Após mergulharmos no contexto da Aprendizagem Criativa (AC) durante nossa imersão da fellowship do DAC2019 RBAC/MIT, identificamos a necessidade de criar outras ferramentas para aumentar a nossa capacidade de discussão e reflexão ESPECÍFICAS sobre a AC e sua relação com outras metodologias e frameworks. Vimos a oportunidade para desenvolver maneiras de facilitar a implementação de AC de forma visível e estruturada, bem como estimular o desenvolvimento da metalinguagem necessária para conversarmos sobre como ela pode ajudar alunos a desenvolver todo seu potencial. Com base nessas reflexões, começamos a trabalhar em uma ferramenta que nos conduzisse em uma reflexão sobre a AC combinando idéias e frameworks do Lifelong Kindengarten e do Project Zero, pois acreditamos que as pesquisas e estudos se completam e apoiam.
No livro Lifelong Kindergarten, Resnick descreve o pensar no processo criativo em termos de uma espiral de aprendizagem:
Em nossa percepção da Espiral da Aprendizagem Criativa, as “nuvens” podem ser conectadas em sequência e ordem diferentes, de acordo com a atividade e objetivo proposto, mas sempre mantendo sua essência, contexto e propósito intrínseco. Além disso, cada “nuvem” tem refletida em si uma combinação mais significativa de alguns dos 6 P’s (paixão, projeto, pares, pensar brincando, propósito e poderosas ideias). A ideia é usar os pontos de “sintonia” abaixo para planejar e/ou refletir sobre sua prática pedagógica, em cada um dos aspectos da espiral, exercitando assim seus músculos criativos.
Sarah - Maker, 27/Set/2024