Para Amplificar

Para Amplificar

O Seminário Amplifica explora o uso de tecnologias digitais na educação, oferecendo workshops práticos e experiências em makerspaces para desenvolver competências STEAM.

Para discutir o uso de tecnologias na educação e trabalhar competências digitais por meio de ferramentas Google, o Seminário Amplifica já reuniu muitos participantes em São Paulo e Curitiba, e se organiza para mais dois eventos (Belo Horizonte e Curitiba).

Durante o evento, incentiva-se a reflexão sobre novas possibilidades digitais para práticas pedagógicas e workshops com atividades mão-na-massa que envolvem o uso de ferramentas do Google. Além disso, os participantes também desenvolvem atividades dentro de  makerspaces.

Para o evento em Sampa, o criador do site Tinker Lab Brasil, Glauco Paiva, Lab Educação e o Makerspace móvel da Casa Thomas Jefferson marcaram presença e criaram atividades que facilitam o desenvolvimento de pessoas capazes de colaborar e trabalhar juntas em possíveis soluções para os problemas do mundo moderno.

Em Curitiba, a CTJ encantou os participantes com um Maker Showcase ,oferecendo atividades acessíveis, sustentáveis e fáceis de adaptar para diversos contextos educacionais. Criamos atividades para que os educadores pensassem em projetos transdisciplinares que estimulem a descoberta e a experiência na interseção das artes, ciências, matemática, design e tecnologia (STEAM).

Nosso cardápio de atividades do fazer oferece experiências com:

Google Cardboars – com papelão e um celular pode-se  explorar, em contexto educacional, os aplicativos que tornam o celular numa tela 3D para visitar  museus, galerias, ou vários  locais pelo mundo usando a ferramenta gratuita  Google Street View.

Osmos – esse kit maker pode ser usado para trabalhar estratégias de aprendizagem digital, coordenação motora, vocabulário e números.

Makey Makey – desenvolvido no MIT, esse recurso é uma forma divertida e amigável para introduzir pessoas ao mundo da programação.

Circuit Boards – esse kit incentiva participantes a abrir brinquedos quebrados para aprender sobre circuitos.

3D Doodlers – explore maneiras de engajar alunos em aprendizado divertido e dinâmico. Alunos podem criar logos, objetos funcionais, monumentos, ou arte.

Interessado em AMPLIFiCAR? Chegue mais detalhes sobre os seminários aqui.

Sarah - Maker, 6/Ago/2024