"Be A Maker" é um livro infantil escrito por Katey Howes e ilustrado por Elizabet Vukovic. A história segue uma jovem chamada Liza, que adora criar coisas. Com a ajuda de seus amigos e familiares, Liza aprende que qualquer pessoa pode ser um criador, independentemente de gênero, raça ou habilidade. A narrativa enfatiza a importância da criatividade, perseverança e colaboração. Como educador interessado em ensinar sobre equidade e inclusão, "Be A Maker" pode ser um recurso valioso para sua sala de aula. O livro promove a ideia de que todos têm a capacidade de criar e inovar, e que a diversidade e diferentes perspectivas podem levar a soluções mais inovadoras. Você poderia usar o livro como base para discussões sobre a importância da representação em áreas STEAM, ou como uma forma de incentivar os alunos a explorarem seus próprios interesses e talentos.
Uma maneira de reforçar a mensagem de "Be A Maker" e promover as habilidades criativas dos alunos do ensino médio é criar um "desafio do criador" baseado em um problema ou questão do mundo real. Utilizando ferramentas e estratégias do Projeto Zero Ideas, os alunos podem explorar o problema, identificar oportunidades para inovação, projetar e prototipar uma solução. Por exemplo, você pode desafiar os alunos a projetar um produto ou serviço que aborde uma questão social ou ambiental em sua comunidade, como a redução de resíduos ou a melhoria do acesso à água limpa. Através dessa atividade, os alunos precisariam analisar de perto o problema, explorar suas complexidades e identificar oportunidades para inovação. Eles também desenvolveriam habilidades importantes de criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação.
Você também poderia incorporar a mensagem de "Be A Maker" enfatizando a importância da inclusão e diversidade no processo de design. Incentive os alunos a trabalhar em grupos diversos e a considerar as necessidades e perspectivas de uma ampla gama de usuários em seu design. Combinando os princípios de "Be A Maker" com um desafio de design do mundo real, você pode criar uma experiência de aprendizado rica e significativa que promove habilidades de criatividade e incentiva os alunos a se verem como agentes de mudança.
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Sarah - Maker, 24/Jun/2024