As Rotinas de Pensamento e o MCL

As Rotinas de Pensamento e o MCL

Este texto contém trechos construídos a partir da leitura transversal dos livros Maker Centered Learning e The Power of Making Thinking Visible combinados com trechos traduzidos e adaptados do site do Project Zero | Agency by Design (incluindo imagens)

Project Zero desenvolveu um modelo instrucional no qual as 3 capacidades maker (Looking Closely, Exploring Complexity and Finding Opportunity) servem como meio para cultivar a sensibilidade para o design dos objetos e sistemas a nossa volta. Para desenvolvê-las, devemos promover um comportamento disposicional, que se constitui de três elementos básicos: habilidades, inclinação e sensibilidade. As pessoas geralmente não desenvolvem essa disposição naturalmente, simplesmente por não perceberem oportunidades para fazê-lo e por receber pouco estímulo para tal em sua vida escolar. Ativar a disposição para algo requer a criação de hábitos mentais, uma tendência a manter um padrão regular de postura que precisa ser desenvolvido como qualquer outro hábito, engajando-se regularmente em certo formato de comportamento até que ele se torne rotineiro.

Os pesquisadores do PZ alavancaram a ideia de comportamento rotineiro e desenvolveram um conjunto de práticas chamadas Rotinas de Pensamento – RP (thinking routines). Rotinas de Pensamento são padrões curtos, projetados para serem fáceis de usar, fáceis de lembrar, fáceis de transferir e de serem ativamente eficazes quando usados em uma ampla variedade de tópicos. A idéia é que, quando o ensino em sala de aula inclui o uso frequente dessas Rotinas de Pensamento em uma variedade de assuntos e contextos, os alunos se acostumam a usar essas rotinas como um roteiro de reflexão crítica. Em outras palavras, eles desenvolverão uma disposição natural para refletir usando os padrões de pensamento que essas rotinas promovem.

Quase todas as pesquisas do PZ usam Rotinas de Pensamento para despertar o que eles identificaram como disposições de pensamento. Algumas vezes, as equipes de pesquisadores se apropriam de uma rotina de pensamento previamente criada. Outras, criam a rotina de pensamento que ajuda o aluno a direcionar e aprofundar o tipo de pensamento que querem estimular. As Rotinas de Pensamento não tentam fazer com que o conteúdo seja mais fácil, mas ajudam a melhor equipar os alunos para lidar com as diversas camadas de complexidade que estes conteúdos apresentam.

Ao longo dos anos, pesquisadores do PZ aprimoraram e expandiram as rotinas originais e novos projetos desenvolveram novas rotinas, e vários de seus projetos contribuíram para a construção e design de uma ferramenta com todas as Rotinas de Pensamento desenvolvidas por eles até então.

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Dani Lyra - Maker, 21/Jun/2024