Como planejar, acompanhar e compartilhar atividades para a sala de aula que estimulem a criatividade, a curiosidade, a discussão
e a exploração?
No intuito de estimular habilidades e competências necessárias para a vida cotidiana no mundo que vivemos,
educadores comprometidos com a ressignificação que a educação básica e ensino médio
precisam, se voltam para teorias e abordagens como STEAM (Ciências, Tecnologia, Artes & Design e Matemática), Design
Thinking, Maker-Centered Learning, etc. Acreditamos que para atingir esse propósito, o esforço precisa
ser coletivo. Precisamos estudar, implementar, validar e ressignificar juntos. Construímos narrativas de aprendizagem
para públicos variados desde 2014, e nessa trajetória aprofundamos o nosso olhar ao estudar, pesquisar e implementar
programas e aulas. Somos educadores apaixonados por aprender e questionar práticas e parte da nossa rotina de desenvolvimento
profissional é dedicada a auto avaliação e construção de ferramentas que nos norteiem.
Ao terminarmos o curso da Escola de Educação de Harvard, Thinking and Learning in the Maker-Centered Classroom, e lermos o livro Maker-Centered Learning – Empowering Young People to Shape Their Worlds, queríamos
fazer uma ferramenta que tornasse o nosso aprendizado tangível. Imaginamos uma ferramenta que nos ajudasse a refletir
sobre nossas oficinas, programas e nos apontasse pontos que poderíamos focar para melhorar nossa prática docente.
Criamos o que carinhosamente chamamos de equalizador da inteligência maker.