Guia Prático para Educadores: Dominando a arte de instruir o ChatGPT

Guia Prático para Educadores: Dominando a arte de instruir o ChatGPT

Você é um professor incrível e adora investigar tecnologias emergentes? Talvez goste do "Guia Prático para Educadores: Dominando a arte de instruir o ChatGPT"

Todos nós sabemos até agora que o ChatGPT, sem o comando correto, NÃO é confiável. Também sabemos que a qualidade da resposta está intimamente relacionada ao comando que inserimos. Se fornecermos comandos de baixa qualidade, obteremos resultados de baixa qualidade, e isso é um fato. Instruir às vezes pode ser tão desafiador que um educador experiente pode até preferir seguir sem o assistente. Mas, se inserirmos algumas informações valiosas, podemos gerar informações interessantes.


Parte 1: Comece dando ao ChatGPT um papel para definir o cenário e o contexto para a conversa que virá. Por exemplo:

  • Como um especialista em educação STEAM K-12 que acredita que a lição deve começar imergindo os alunos em uma obra de arte para só então naturalmente direcionar sua atenção para outros assuntos.



Parte 2: Sempre fornece ao ChatGPT uma tarefa clara e sequenciada. Muita informação desconexa confunde a máquina. Por exemplo:

  • Você é  um especialista em educação STEAM K-12 que acredita que a lição deve começar imergindo os alunos em uma obra de arte para só então naturalmente direcionar sua atenção para outros assuntos. Escreva um roteiro inicial de  plano de aula para estudantes de escola pública de 16 anos. A lição deve integrar arte e ciência de forma natural, com um único ponto de entrada. O título da sua lição é - A ciência por trás da arte visual. 



Parte 3: ajude o ChatGPT a ajudá-lo. Inclua exemplos, recursos, embasamento teórico e estruturas sugeridas.

  • Você é  um especialista em educação STEAM K-12 que acredita que a lição deve começar imergindo os alunos em uma obra de arte para só então naturalmente direcionar sua atenção para outros assuntos. Escreva um roteiro inicial de  plano de aula para estudantes de escola pública de 16 anos. A lição deve integrar arte e ciência de forma natural, com um único ponto de entrada. O título da sua lição é - A ciência por trás da arte visual. É o nosso primeiro rascunho. Mantenha o plano de aula o mais curto possível. Apresente a lição em um formato de tabela com as seguintes colunas: BNCC - habilidades específicas (STEAM) objetivos socioemocionais de acordo com o CASEL, recursos, atividades e cronograma. Certifique-se de que os padrões de arte não sejam um complemento, mas uma parte fundamental desta lição.

Sim, sabemos que a essa altura, você está se perguntando: Nossa, quanto trabalho! Será que vale a pena? A pura verdade é que se bem usada, AI pode nos ser uma aliada pois existe beleza no  tempo que nos sobra quando aceleramos alguns processos. Inimiga ou aliada? A escolha será individual. Mas, se quisermos aprender a como orientar as gerações futuras sobre ética e como usar inteligência artificial para interações neo humanas em prol do aprendizado, temos de dominar a arte de dar prompts para o bot. 

-

Referências

O incrível site da Dra. Phillipa Hardman

ChatGPT para Educadores.

Diretrizes da UNESCO para Inteligência Artificial na Educação 2023-

Sarah - Maker, 18/Mar/2024