FINALISTAS DO PRÊMIO GESS EDUCATION 2023

FINALISTAS DO PRÊMIO GESS EDUCATION 2023

O MAKEATHON DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DA CASA THOMAS JEFFERSON É FINALISTA PARA O PRÊMIO GESS EDUCATION 2023, NA CATEGORIA "MELHOR INICIATIVA PARA PROMOVER A INCLUSÃO"

Brasília - A CASA THOMAS JEFFERSON [CTJ], centro binacional Brasil-Estados Unidos sediado em Brasília, tem o prazer de anunciar que seu MAKEATHON DE TECNOLOGIA ASSISTIVA [um programa social já em sua 4ª edição] foi selecionado como finalista para o prestigioso prêmio internacional, o GESS Education Awards 2023, na categoria "Melhor Iniciativa para Promover a Inclusão". Essa conquista notável reflete o compromisso da Thomas em fomentar a inclusão e acessibilidade no contexto educacional.


O GESS Education Award, conhecido por reconhecer a excelência e a inovação na área da educação, celebra contribuições excepcionais feitas por professores, escolas e profissionais na área da educação. Estar entre os 10 finalistas na categoria de Inclusão é um testemunho da dedicação e inovação da equipe da CTJ, de seus parceiros e alunos participantes.


O Makeathon de Tecnologia Assistiva é um programa promovido pela CTJ, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O principal objetivo do programa é cumprir uma das missões da CTJ, que é promover ações de impacto educacional e social nas escolas públicas de sua comunidade. Com 4 edições, o Makeathon de Tecnologia Assistiva trabalha com estudantes de escolas públicas e permite que alunos videntes, juntamente com alunos com deficiência visual, busquem soluções para desafios reais que tenham um impacto positivo em sua comunidade escolar. Eles colaboram uns com os outros e participam de todas as etapas de um processo de design thinking para idear tais soluções. Os encontros acontecem no espaço de maker da CTJ e são facilitados pela equipe do Thomas Maker, professores, educadores e especialistas locais em prototipagem manual e digital.


Os estudantes são convidados a participar de 4 sessões de 3 horas, seguindo um caminho de aprendizado que estimula a colaboração, experimentação e empatia entre eles. No final da jornada, os estudantes apresentam as soluções assistivas que produziram. Todas as tecnologias e recursos criados são doados para a escola participante, e desde a edição de 2022, os tutoriais, modelos e arquivos do projeto também são compartilhados gratuitamente em uma biblioteca digital aberta.


O aspecto mais importante da metodologia do Makeathon é que ela convida os estudantes com deficiência visual a embarcar junto com seus colegas em uma jornada de protagonismo, construção coletiva, exploração da criatividade e empoderamento tecnológico, uma vez que eles participam ativamente de todas as etapas do processo de criação e design, visando melhorar não apenas suas vidas, mas também as de outras pessoas.


Para manter a iniciativa em ação, a equipe Maker da CTJ não apenas projetou uma narrativa que inclui os estudantes com deficiência visual em todo o processo, mas também se associou à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, ao sistema de escolas públicas do DF e a maker locais, especializados em prototipagem rápida de produtos.


No geral, o Makeathon está alinhado com a estratégia de RSE da CTJ, promovendo educação, inclusão, acessibilidade, parcerias, compartilhamento de conhecimento e engajamento comunitário. Ele serve como uma iniciativa tangível por meio da qual a CTJ pode cumprir sua responsabilidade social e fazer uma diferença positiva na vida dos estudantes e na comunidade em geral.


O Makeathon de Tecnologia Assistiva tem sido também um trabalho de amor, com o objetivo de capacitar estudantes e educadores por meio do uso da tecnologia para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo. Essa iniciativa não teria sido possível sem o trabalho árduo, criatividade e entusiasmo de cada membro da família Maker da CTJ, tanto interna quanto externa.


O vencedor da categoria "Best Initiative to Promote Inclusivity" do GESS Education Awards 2023 será revelado durante a cerimônia, agendada para 31 de outubro, em Dubai.


A Thomas aguarda ansiosamente a cerimônia de premiação e espera continuar promovendo impacto positivo na educação Brasileira, pois acredita que, juntos, estamos criando um futuro mais brilhante nosso jovens.


Para saber mais sobre a Thomas, acesse:
Casa Thomas Jefferson

www.thomas.org.br


Para saber mais sobre o Makeathon, acesse:

Thomas Maker

www.thomasmaker.org.br/cursos-e-projetos/makeathon/

Sarah - Maker, 17/Out/2023